O que é Psicologia?

     Psicologia é um campo da ciência que estuda o comportamento humano e as funções mentais envolvidas. Está voltada tanto para o individual quanto para o coletivo, ou seja, estuda o ser humano em sua individualidade (funcionamento da memória, da atenção, da inteligência, da personalidade, dentre outros), mas também o seu comportamento na sociedade.

    Muitos foram aqueles que estudaram arduamente para descobrir o funcionamento da mente humana dentre eles Jung, Freud, Aaron Beck, Fritz Pearls, Reich, Rogers dentre muitos outros. Eles criaram métodos terapêuticos com o objetivo tanto de prevenir o adoecimento psíquico quanto de tratar os sintomas para alívio do sofrimento emocional. 

   Existem diferentes linhas terapêuticas tais como Terapia Cognitivo Comportamental, Gestalt-Terapia, Psicologia Analítica (Jung), Psicanálise, Comportamental (Behaviorismo), Terapia Humanista (Terapia Centrada na Pessoa), Psicoterapia Corporal (Reich), Transpessoal, Neuropsicologia.

        Embora as abordagens tenham suas técnicas próprias, todas tem o mesmo objetivo: a evolução e o bem estar do paciente, o crescimento pessoal e a cura ou amenização do sofrimento.

Simaia Sampaio

Psicóloga - Neuropsicóloga - Psicopedagoga

CRP 03/17.000

E-mail: simaiasampaio@gmail.com